Associação

História da AFIM

A Associação Redentorista Filhos de Maria surgiu de um desejo do Reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Dirson Ferreira Gonçalves, em criar um espaço dentro do CAD- Centro do Apoio aos Devotos, para centralizar todos os trabalhos da área social que já eram desenvolvidas pelo Santuário, porém sem um espaço próprio, sendo realizados pela mesma secretaria que cuidava dos serviços de pastoral.

Desenvolver projetos na área social faz parte do carisma dos missionários redentoristas. Os Missionários Redentoristas, popularmente conhecidos, dão continuidade ao carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade: “Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados pelo zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria, abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador, participam do mistério de Cristo e o proclamam com simplicidade no viver e no falar. Dedicam-se fundamentalmente à pregação de missões populares  ao atendimento dos desfavorecidos.

No dia 15 de agosto de 2013 às 21h foi realizada uma reunião no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sito a Av. Afonso Pena, 377 no bairro Amambaí para deliberarem sobre a possibilidade de fundação da então, AFIM. Iniciada a assembleia, mediante aprovação do Estatuto Social, procedeu-se a eleição da diretoria. A partir daí, iniciou-se o processo de regulamentação junto aos órgãos competentes.

Com o desenvolvimento do trabalho na área social, a AFIM cresceu e continua expandindo seu atendimento, por conta deste crescimento, a Associação teve a necessidade de ir para uma nova sede, mais ampla, moderna e com infraestrutura para atender um número maior de pessoas. A nova sede está localizada na Av. Afonso Pena, 488, em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.  Hoje a Associação cuida de todo o Setor Social do Santuário, que inclui: Administração da Cantina; Administração da Casa dos Doces; Administração da Casa do Pão (pães feitos pelos residentes da Comunidade Terapêutica Redentorista); Administração do Bazar de Roupas Semi Novas; Cadastro e acompanhamento às 21 instituições atendidas; Cadastro e acompanhamento dos Psicólogos voluntários; Organização da Festa da Padroeira em parceria com o CAE e Casal Festeiro; Organização da Festa da Primavera; Realização da Campanha Preparando o Natal com Maria; Realização da Rifa do Carro na Festa da Padroeira; Realização da Rifa do Carro no Natal; Realização do Concurso de Poesias “Palavras de Luz”.

Diretoria AFIM

Presidente: Pe. Dirson Ferreira Gonçalves, CSSR

Vice-presidente: Ir. Fernando Batista Cordeiro CssR
Coordenadora: Marlei Burtet de Almeida

Vice – Coordenador: Gerônimo Correa Paula da Silva

1º Tesoureiro: Márcio Roberto Bay

2º Tesoureiro: Adriano de Oliveira Mateus

1ª Secretária: Alexandra Alves Tlaes

2ª Secretária: Camila Gonçalves de Oliveira

Diretor social: Gerônimo Correa Paula da Silva

Diretora Artística: Vânia Lúcia Peixoto Neves

Diretor da Comunidade Terapêutica: Wellington Reinaldo Nabuco

 

Conselho Fiscal Titular:

Eliane Cristina Junqueira Nelli

Valdenir Pinheiro Dantas

Maria Valéria Simão  da Silva Dantas

Conselho titular suplente

Fabiane Codas da Paixão Venâncio

Norma Alarcon Shiroma

Maria Cecília Farinha Pereira