Projetos

Comunidade Terapêutica Redentorista – Chácara Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Comunidade Terapêutica Redentorista – Chácara Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com o principal objetivo de resgatar vidas do mundo das drogas e trazê-las para a vida cristã, foi inaugurada no dia 01 de abril de 2013, a primeira Comunidade Terapêutica Redentorista em Campo Grande (MS). Localizada na Estrada Rural, saída para Três Barras, a chácara realiza o tratamento de dependentes químicos e de álcool. Atualmente, a Chácara de Recuperação – “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” atende 10 internos, mas, uma obra de ampliação está em andamento e após concluída, vai triplicar a capacidade, passando a atender 30 internos.

A comunidade terapêutica segue o modelo de tratamento de outras quatro Comunidades Terapêuticas Redentoristas existentes no país, onde a vontade de se tratar é o primeiro item exigido para ingressar no tratamento. Com uma abordagem holística, pois trata o ser humano de forma integrada, a proposta terapêutica oferecida está baseada no tripé: trabalho, disciplina e oração.

Na recuperação os internos trabalham ainda a metodologia dos 12 passos, que faz com que o indivíduo busque o autoconhecimento, auto-enfrentamento e o autodesenvolvimento. O tratamento realizado não utiliza nenhum tipo de medicamento.

As outras Comunidades Terapêuticas estão localizadas em Curitiba (PR), Telêmaco Borba (PR), Londrina (PR) e Bom Jesus da Lapa (BA).

Estrutura

A Chácara de recuperação possui uma casa adaptada para os internos, um lago para o cultivo de peixes e laborterapia, horta, cultivo de plantações diversas, a padaria, espaço para atividades físicas e para os estudos dos internos. Faz parte da estrutura ainda, a Capela do Santíssimo Redentor, com capacidade para 80 pessoas sentadas e o eremitério, onde reside o padre John Gallagher, Missionário Redentorista que é o diretor espiritual da Comunidade.

Obras de Ampliação

Atualmente a chácara de Recuperação passa por uma grande obra de ampliação, de mais de 1.100 metros quadrados. Uma nova sede está sendo construída. A sede em construção tem o formato de uma cruz, em cuja extensão terá cozinha, refeitório, padaria, alojamento, sala multiuso, lavanderia, banheiros, biblioteca e um jardim interno. Já a sede antiga abrigará os membros da coordenação da Comunidade. Após a conclusão das obras, a capacidade vai triplicar, passando sua capacidade de atendimento para 30 internos.

Fontes de renda

A Chácara é mantida pela AFIM, que administra as doações dos devotos, as rifas e outras promoções, como a Campanha “Preparando o Natal com Maria”. Além disso, são fontes de renda para ação social: a Cantina, o Bazar de Roupas Seminovas, a Casa dos Doces e também a venda dos pães produzidos pelos próprios internos.

Outros Projetos - AFIM